quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CAROÇO DE PUPUNHA


Nada mais abstrato do que pensar. O pensamento racional nos diferencia, em parte, dos outros habitantes do planetinha. O humano existe, e o que não é humano não existe? Se pensamos em algo que sentimos, tocamos ou vemos, isso passa a existir. Então vamos deixar Réné fora disso e concordar com o nosso parceiro Nietzche: "Existo, logo penso". Essa sentença parece-me bem melhor. A humanidade explica suas própria afirmações. Talvez pudéssemos ser mais radicais e ir além do pensar no vaso sanitário e decretar: existo!. Pronto, parada resolvida. Eu, por meu turno, "penso, logo insisto", a lá Camus "Revolto-me, logo existo". Vou exercitar o pensar, comer cabeça de palito de fósforo e jogar o coquinho da pupunha fora...preparar a cachola, que pra ser modelo eu já passei do ponto. Pensai, aguardem. Orai e vigiai, lá em Vigia.

daqui mesmo

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PARA QUEM NÃO INTERESSAR POSSA...


Já estão disponível na Direção da faculdade de Letras, a mais nova tiragem da revista PLAGIUM, para quem não sabe, trata-se de uma revista que discute obras e autores da literatura. Para quem gosta de literatura é uma boa pedida. Tá no balde, quem quiser é só comprar.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

NOTÌCIAS

O árduo trabalho tem sido algoz da minha preguiça poética e criativa. Não prometo poesias e nem pinturas abstratas, mas posso ativar a frequencia neste pequeno cyberspace que é o blog Literante. A revista tá lá na Faculdade, quem quiser comprar é só chegar. Por outro lado não existe um interesse, pelo menos vaidoso, de manter esse suplemento literário com assuntos tão fundamentados e discussões tão sérias. Não vou jogar a toalha...só se for na cara de alguém. É melhor aguardar a volta da veia ácida e cômica do blog literante. Bragança que aguarde as próximas postagens. Um chute no escroto de todos aqueles que acham que a palavra está morta. Está aqui, mais mutante que o influenza A.

daqui mesmo

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

V JORNADA DE LETRAS DE BRAGANÇA



INFORMAÇÕES: www.vjornadadeletras@hotmail.com.br

sábado, 6 de junho de 2009

TIRAGEM

Sai na segunda-feira (08 de junho) a tiragem da revista literante. Os interessados procurem a direção da Faculdade de Letras. Cada exemplar custa 1 real. Tiragem limitada.





Carlos Dias

terça-feira, 19 de maio de 2009

CHAMADA FINAL


A demora nas postagens é por causa da chuva. Me dá sempre uma vontade de dormir e então todos sabem o resto. Bem, já falei para muitos, espero que os poucos que lêem esse invisitável blog se liguem na chamada final de publicação. Até o fim desta semana estarei fechando o nº 3 da revista "Literante: suplemento literário", ainda há espaço para a publicação de textos, poemas, artigos, anúncios e outros. Basta que enviem o texto para o e-mail: carlosdias@ufpa.br . Participem. Opa, começou a chover. Tchau.

Daqui mesmo

segunda-feira, 11 de maio de 2009

ENSINAR LITERATURA


Em tempos de crise e de epidemias, recomeço a pensar e repensar, para não perder a prática do bom refletir, sobre o papel de um professor de Literatura. Não sei, por vezes, bem raras mas incomodativas, creio que a disciplina se torna um tanto suspensa, inefável, pairando sobre nossas cabeças como nuvens errantes. E, então, vem a sensação do nada. Grandes autores do mundo inteiro dedicaram suas vidas a escrita de um livro. Camões, dizem, passou quinze anos compondo o seu Os lusíadas. Muitos acabaram por selar a literatura universal com seu nome e criar o tão polêmico Cânone. Meu papel de professor de Literatura é levar ao alunos o conhecimento dessas grandes obras, o processo de produção, os elementos estruturais e semânticos que a sustentam, a estética que lhe faz ser um grande livro. Nada mais desolador do que a pergunta que nos emudece: para quê serve a literatura? Por que eu preciso saber metrifcar? Se o objetivo for formar alunos para depois eles ensinarem as mesmas coisas para os seus alunos, puff! criamos um círculo vicioso e feio, a roda do nada, o processo metalinguístico do ensino. Para quê serve a literatura é inexplicável de uma única vez, para mim essa resposta vem aos poucos pela minha extrema necessidade de querer ver nela a praticidade do meu cérebro, como se fosse uma aula de aplicação de injeção que, depois de algum tempo, já começa dar seus resultados e, além disso, salva e cuida de vidas. O erro é procurar esta , digamos, "pragmaticidade" na literatura. Já começo, aos poucos, a encarar a Literatura como uma Ciência, talvez um ramo da ciência maior que é o estudo da Língua. Não existe apenas deleite, com pensam alguns, no ensino da Literatura, pelo contrário, muitas vezes é necessário se afastar do texto para compreendê-lo, caso contrário ficaremos em sala repetindo nosso sentimentalismo latino, à La Faustão: "esse poema é lindo", "esse autor é maravilhoso", "eu amo Fulano de tal", "esse escritor é melhor do mundo". Ainda existe muita resistência em relação à teoria, prevalece a ciência do achismo sentimental, influência triste de uma espécie de preguiça erudita que, por vezes, toma conta de uma universidade e, no caso, não dá ao ensino de Litertura a seriedade necessária. Procurar praticidade neste ramo é sandice. Ensinar é formar opinião, é por em xeque o Gosto, é conhecer e rediscutir esse fenômeno da língua.


daqui mesmo.



Carlos Dias

quarta-feira, 29 de abril de 2009

A gripe suína...cuxi !




Ligo a TV, gripe suína, desligo a TV, gripe suína. Que porcaria. Mais uma pequena mostra do grande poder da mídia em causar pânico. Coitadinhos dos mexicanos, ninguém mais quer saber do México. Soube de um cara que nem liga a televisão com medo que esteja passando o programa do Chaves, afinal de contas ele é mexicano. Confesso que fiquei preocupado com o estado de saúde da cantora, apresentadora e única atriz mexicana Thalia. A partes à parte, o caso parece sério. O governo brasileiro está pensando em pensar em fazer alguma coisa, pelo menos o tal rémedio está estocado: quem serão os primeiros? Quero um documento me dando garantias de que terei meu comprimido sabor morango. Para a mídia, sobretudo a rede Globo, a gripe já chegou ao Brasil...eu hein, vivo pegando no meu pescoço procurando uma febre...e qualquer espirro é motivo pra pensar em comprar uma daquelas máscaras fashions. Não vai demorar muito para ter no camelô, com desenhos da Pucca, Naruto, Ben 10 e, quem sabe, os personalisados com nome e time do coração. "Olha a máscara do Leão", "olha a máscara do papão"....e o do Palmeiras: "Olha a máscara do porcão", ficaria firme. No mais, mais alguma coisa, de qualquer forma é sempre bom evitar multidões...na verdade é sempre bom evitar multidões e algumas pessoas em particular, os eternos gripes suínas. Desejo a todos uma boa gripe, que Deus nos salve e nos livre do chiqueiro, que de chique não tem nada. Atchim!!!!!!!!!!

Direto daqui mesmo

Carlos Dias

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Aberta a temporada...

Quem quiser participar da Revista Literante deve mandar seu texto (poemas, dicas de livros, crônica, contos etc.) para o endereço diasantenome@hotmail.com, e aguardar seleção. A edição é para o mês de Fevereiro.