terça-feira, 27 de março de 2012

MÚSICA URBANA



A reportagem da Rede Record apresentada no domingo (25.03.2012) me trouxe lembranças, saudades e outros sentimentos bons, mas trouxe também borras na história daquilo que ouvi na minha adolescência. O caso do ex-baixista do Legião Urbana, Renato Rocha, é mais um entre tantos casos espalhados  pelo mundo, mas esse é especial. Muitos artistas do show bussines acabam por enlear a sua vida ao consumo excessivo de drogas (lícitas ou não), e se lançam em abismos inimagináveis. Apesar das negativas do baixista ao afirmar que não é usuário, todos puderam observar nos movimentos, no andar e no silêncio enigmático dele que não é bem assim. Onde está o motivo destas palavras? Bem, a reportagem, extremamente aproveitadora, como vem sendo a tônica da Record, mostrou a trágica caminhada do músico a partir das negativas dadas a ele pelos outros integrantes da banda. Culpados ou inocentes, pareceram bem culpados, até mesmo pelo silêncio na reportagem. Ora, dia desses o escritor Paulo Coelho (o famoso não li e não gostei), afirmou no programa dominical Fantástico, da famigerada Rede Globo, que foi ele quem abriu as portas do mundo das drogas para Raul Seixas, mas que não era ele o culpado do caminho que raulzito entrou e que culminou na sua morte . Toda mosca deveria saber em qual sopa se lança. Todo o fã de Legião Urbana que assistisse a reportagem ficaria, no mínimo, consternado ao ver Renato Rocha andando sem sentido pelas ruas do Rio de Janeiro, ou mesmo tentando fazer a base do baixo de alguma música do Legião, sem sucesso algum. Para a memória do grupo, o futuro do baixista não deixa de ser uma mancha, uma tristeza, tão grande quanto aquela em que se lançou o vocalista Renato Russo, com a diferença de que no seu trágico desfecho seus colegas de banda não foram responsabilizados, como a reportagem deixou a entender no caso de negrete (apelido de Renato Rocha). A presença do baixista na banda não foi muito extensa. O primeiro disco do grupo (Legião Urbana) data de 1985 e negrete entrou na banda em 1984. Em 1989 o baixista saiu da banda:

Durante a turnê do álbum, ele teve teve discussões ásperas com os demais  membros e acabou sendo demitido. Sua trajetória, desde então, tem estado envolta em mistério. Após ter morado por oitos anos entre Curitiba e em pequenas localidades da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, vevendo ainda dos royalties dos três primeiros discos da Legião, Negrete mudou-se para Barra de Guaratiba, próximo ao Rio de Jeneiro. Ali o músico morava, numa casa cercada pela vegetação, com a família – Rafaela, sua quinta mulher e mãe de seus dois filhos, Vitória e Renatinho. Nesse mesmo ano, após mais de uma década longe dos palcos, Negrete fez algumas apresentações com as bandas cariocas Finis Africae e Cartilage. Depois disso, o baixista literalmente saiu de cena – passando a ser visto cada vez mais raramente por amigos e conhecidos[1].  


A saída de Renato deixou o grupo mais confortável, vide as reclamações de “falta aos ensaios”, “espírito explosivo” dos outros integrantes, de lá pra cá o que aconteceu? Afinal, são 23 anos depois de ter saído da banda. Rocha entrou num mundo sem saída e teve liberdade para abrir a sua própria porta, para viajar na sua própria loucura, mas, nestes casos, “o salva-vidas não está lá porque não vemos”. A mentira que se vende, quando muito vendida se torna uma verdade, basta vermos os brilhos que cobrem os grande ícones que explodiram seus cérebros, mais ainda, suas mentes, com as balas da fantasia ilimitada de ser um deus. Negrete ainda é um sobrevivente, é a mostra viva (semi-viva) de como o brilho é relativo. O espetáculo da humanidade vende o fato, os traficantes comandam o país, lançam na lama do érebro os filhos de brasileiros, mas a culpa é sempre dos outros, passa longe da nossa porta. Fato é que Renato tem seu nome cravado na história da música brasileira. Não consigo imaginar a canção “Andrea Doria” sem aquelas linhas de baixo. O disco Dois do Legião Urbana é considerado pela crítica como o melhor do grupo e nele Renato Rocha tem participação essencial. Seu nome está lá nas músicas “Daniel na cova dos Leões”, “Quase sem querer”, “Acrilic on canvas”, “Plantas embaixo do aquário”.  Alguns “heróis” morrem de overdose, tal qual Janis, Jim, Jimmy e Amy, outros perambulam pelas ruas qual mendigos-indigentes. Renato Rocha ainda canta, “com esparadrapos podres, a música urbana”.


(CARLOS DIAS - Universidade Federal do Pará)


[1] Texto retirado do encarte do disco Que país é este. Legião Urbana: Que país é este / Abril coleções. São Paulo: Abril, 2011. P.13 (Coleção Legião Urbana; v 3). 

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